

Viagens Culturais
O lazer que enriquece a alma...
Mais que uma viagem, uma experiência única
O coração da Galiza mágica
Ribeira Sacra
Programa:
20, 21 e 22 de Junho de 2019
(3 dias / 2 noites)
Valor (por pessoa):
- Em quarto duplo: 298€
- Suplemento para quarto individual: 50€
Inclui:
- Transporte em autocarro de turismo;
- Hotel em regime de alojamento e meia pensão - Hotel Mendez Nunez 4* ou similar;
- Almoços dos dias 20/06 e 22/06
- Jantar dos dias 20/06 e 21/06
- visitas de acordo com o mencionado no itinerário
- Passeio de barco no Desfiladeiro do Sil
- Seguro de viagem.
Não inclui:
Almoço do segundo dia;
Tudo o que não mencionado como inclui;
Extras de caráter pessoal;
Taxas turísticas, quando aplicável.
Orientadores da viagem:
José Ramos
Director da Nova Acrópole em Coimbra e formador em áreas como Filosofia, História das Religiões, Simbologia, entre outras. Autor de trabalhos na área da filosofia, história, simbologia e história das antigas civilizações.
Françoise Terseur
Fundadora da Nova Acrópole em Portugal e formadora nas áreas da Filosofia, História da Arte, Psicologia aplicada das antigas civilizações, entre outras. É autora de inúmeros trabalhos sobre história da arte, filosofia, educação, etc.
Ambos foram orientadores de viagens culturais tais como ao País Cátaro (França), Bretanha megalítica e simbolismo das catedrais (França), Mundo árabe da Andaluzia, Egipto, Civilização romana (Itália), Rota Templária (Portugal), Caminho de Santiago (Espanha), viagem ao coração da Índia, viagem aos lugares Míticos e lendários da Grécia, Marrocos, Jordânia, etc.



Viajar pela Galiza profunda é recuar no tempo. Nesta terra ancestral, ocupada desde a proto-história, vários povos deixaram as suas pegadas. Terra lendária de Noé e de Lug, a Galiza é toda ela um itinerário sagrado onde gigantes e fadas coabitam no imaginário das suas lendas e tradições. Entre os seus sumptuosos desfiladeiros e bosques encantados serpenteia o rio Minho e o Sil sagrado. Nas suas encostas verdejantes, ermidas e mosteiros escondem os seus tesouros de cantarias.
Lugo, o coração da Galiza, foi outrora o recinto do bosque sagrado dos celtas e que hoje faz da sua muralha romana um dos mais belos percursos noturnos.
Programa
1º Dia
Em horário a combinar, partida de Coimbra em direcção a Ribas de Sil com almoço em restaurante local na região. Após o almoço Visita ao Mosteiro de Sta. Cristina de Ribas de Sil, de estilo românico e situado nas margens do desfiladeiro do rio Sil tem uma atmosfera de filme medieval surgindo como uma joia oculta entre uma floresta encantada.


Em seguida dirigimo-nos para a Visita ao Mosteiro de Santo Estevão de Ribas de Sil, um dos mais importantes mosteiros românicos da Ribeira Sacra. No interior encontra-se um belo e interessante retábulo românico de pedra em forma pentagonal com Cristo no centro e os doze apóstolos a flanqueá-lo. Nos seus belos claustros ainda hoje se pode sentir a interioridade que inspirava os monges que neles encontravam a serenidade mística.



Em direcção a Lugo pararemos no Miradouro de Cabo do Mundo, uma escultura paisagística traçada pelo rio Minho numa paisagem de cortar a respiração.
Seguiremos depois para Lugo, onde nos instalaremos no hotel e de seguida jantaremos.
2º Dia
O dia será dedicado à cidade encantadora de Lugo, em que começaremos pela Visita à Catedral de Lugo ou de Sta. Maria, um dos edifícios mais interessantes do românico galego devido à mistura de influências francesas e compostelanas. O seu pórtico românico a norte é um deslumbre para os amantes deste estilo, onde a meio do timpano se encontra uma preciosa escultura de Cristo em Majestade.


Caminhando pelas ruas do casco velho da cidade descobriremos a Piscina Romana do séc. IV d.C. com duas absides e decorada com mosaicos cinzentos e pretos que se os fazem relacionar com os mosaicos cristão de África, e crê-se que possa ter sido um baptistério paleocristão, não se excluindo a possibilidade de um frigidarium de um complexo termal ou um balneário doméstico.


Visitaremos em seguida o Museu Provincial de Lugo com um preciosa colecção de arqueologia e arte que percorre a história da cidade e da região desde o paleolítico, passando pela romanização e idade média até ao séc. XX


O almoço e parte da tarde são livres para que possa ao seu ritmo e gosto visitar a parte antiga desta cidade com os seus recantos de história e beleza.
Ao final da tarde visitaremos a Domus Mitreo datada entre os sécs. II e III onde se conservam restos de pinturas e albergando um espaço dedicado ao culto do deus Mitra, de origem oriental e que teve forte influência sobre os primeiros cultos cristão. O culto mitraico realizava-se normalmente em grutas ou casas particulares e no espaço central desta casa encontraremos uma ara votiva dedicada a este deus.


De seguida iremos Jantar, após o qual faremos um percurso nocturno sobre a muralha romana de Lugo, onde sob o encanto das luzes ténuas da cidade o imaginário nos fará recuar nas memórias históricas desta cidade


3º Dia
Sairemos de Lugo em direcção a Monforte de Lemos.
Aí Visitaremos o Mosteiro de San Vicente del Pino, flanqueado pelos vestígios do castelo, do qual se conservam parte da muralha e as torres defensivos, podendo-se contemplar desde o alto todo o vale de Lemos. É um excelente exemplar de arquitetura militar e religiosa e a traça do edifício conventual é neoclássica, tanto da fachada como do claustro. Este mosteiro encontra-se assente muito provavelmente no primitivo castro denominado “Dactonio” da tribo céltica dos Lemavos.





O próximo ponto de visita será o Pazo de Tor, uma das melhores mostras de arquitectura palaciana rural e das mais bem conservadas em toda a galiza, As suas origens datam do séc. XV e tem uma longa história que passa pela guerra napoleónica. A parte museológica oferece uma interessante mostra da história rural da região assim como muitos outros elementos curiosos e de grande interesse. Nos seus jardins pode-se observar labririntos espiralados de pedra que acompanham uma paisagem campestre verdadeiramente encantadora.
Visitaremos de seguida o Colégio de Nossa Senhora a Antiga também conhecido como Colégio do Cardeal.Construído no final do século XVI em estilo herreriano, é conhecido como o "Escorial galego", por ser uma das poucas manifestações na Galiza naquele estilo, simultaneamente grandioso e sóbrio nos detalhes.

Em seguida espera-nos o almoço num restaurante local.
Após o almoço iremos para o Embarcadero de Doade para um passeio de barco no Desfiladeiro do Sil com paisagens adornadas de vinhedos e imponentes e belos mosteiros que durante séculos, afastados do ruído mundano e ao abrigo do clima benigno destas terras, dedicaram o seu tempo e sabedoria a honrar Deus e os homens se dedicaram aos segredos da videira. Esta é a Ribeira Sacra, o berço do lendário “Amandi”, um vinho tão apreciado pelos romanos que o consideravam o verdadeiro “ouro do Sil”. Um vinho que, séculos mais tarde, os frades beneditinos elaborariam exclusivamente para as adegas dos mais refinados papas.


Nos despediremos destas paisagens, lugares de história e gente maravilhosa com a paragem no miradouro dos Balcons de Madrid que nos provocará ne certeza um olhar humedecido pela boa recordação de dias inesquecíveis.
Daqui faremos a nossa viagem de regresso até Coimbra.
