

Viagens Culturais
O lazer que enriquece a alma...
Mais que uma viagem, uma experiência única
O Mundo Mágico Celta da Bretanha
e a Alquimia das Catedrais
Programa:
5 dias / 4 noites
Guias das Visitas:
José Ramos e Françoise Terseur
(Nova Acrópole)

Programa
1º Dia:
- Partida do aeroporto do Porto às 12H15
- Chegada a Nantes às 14H45
- Viagem de autocarro até Rennes
- Check-in no Hotel e tempo livre
- Jantar no hotel
2º Dia:
- Pequeno-almoço no hotel
- Saída de Rennes em autocarro
- Chegada a Locmariaquer seguido de visita
Este conjunto excepcional está constituído por numerosos monumentos neolíticos. O primeiro é o Grand Menhir Brisé, monólito quebrado que originalmente media 20 m e pesava 280 t. Este menir era o primeiro de um alinhamento de 50 m. O Dólmen Table du Marchand é constituído por uma câmara precedida de um corredor de 7 m. O complexo inclui também o túmulo de Er-Grah, que tinha originariamente mais de 170 m de longitude.
- Tomar o barco de regresso
- Visita aos alinhamentos de Carnac
São um conjunto de 3000 megálitos agrupados em três grupos de alinhamentos. O de Kermario, composto de 10 linhas representando um total de 982 menires, é o mais belo e conhecido dos grupos. O de Menec compreende 11 linhas e 1100 menires alinhados ao longo de 1,2 km. Por fim o alinhamento de Kerlescan, totalizando 540 menires repartidos por 13 linhas; na sua extremidade encontra-se um cromeleque de 39 menires, bem como um grande menir, apelidado "Gigante do Manio", com 6,5 m de altura.
Todos estes monumentos estão repletos de profundos significados entre os quais astronómicos, místico-filosóficos e de conhecimento das linhas energéticas telúricas da Terra.
- Almoço livre
- Visita ao Tumulus e Capela de St. Michele
Trata-se de um importante dólmen pelo facto de ser um exemplar de reaproveitamento de antigos lugares sagrados com a edificação de uma igreja cristã, dedicada a S. Miguel que estará presente na toponímia de muitos lugares onde havia o culto das pedras erguidas. Apesar do seu interior não estar visitável por razões de segurança, permitirá ter uma compreensão da história da sobreposição destes monumentos por várias culturas e visitarmos o interior da igreja de S. Miguel que se encontra sobre o tumulus, bem como uma visita à fonte sagrada que se encontra perto.
- Visita ao Cairn de Petit Mont
O cairn de Petit Mont é uma extraordinárias obra megalítica, possuindo dimensões extraordinárias, 60 m de largura, 46 m de comprimento e 6 a 7 m de altura. Possui no seu interior vários dólmenes com corredor. Apresentando o de Sudoeste interessantes gravações : hachas (machados) em círculo ou Sol, signos serpentiformes, arados, barcos e duas enigmáticas figuras: uma de uma barca com um ídolo solar e uma representação bastante realista de pés. Todos estes símbolos estavam carregados de profundo significado místico.
- Regresso de autocarro a Rennes
- Jantar e alojamento no hotel
3º Dia
- Pequeno-almoço no hotel
- Saída de Rennes para o Mont Saint Michel em autocarro
- Chegada ao Mont Saint Michel
- Todo o dia de visita ao Mont Saint Michel
O Mont Saint-Michel é sem dúvida um dos mais importantes centros espirituais de França e o terceiro lugar mais visitado deste país.
A beleza deste lugar é tanta que se fica fascinado, parece um lugar mágico, perdido no tempo, a montanha primordial ou axis-mundi emergindo das águas e que como uma flecha se lança no céu
São Miguel, o arcanjo guerreiro, dá nome à ilha e a sua escultura dourada ergue-se vitoriosa na torre da abadia, a 170 metros do solo.
- Regresso a Rennes
- Jantar e alojamento no hotel
4º Dia
- Pequeno-almoço no hotel
- Saída de Rennes para Chartres em autocarro
- Chegada a Chartres
- Visita à Catedral e Cripta
A Catedral de Chartres é considerada a melhor expressão da Idade Média em arquitetura e construção religiosa, sendo a maior catedral gótica da Europa e um autêntico livro de sabedoria em pedra.
Um dos principais destaques da Catedral de Chartres é o conjunto de 176 vitrais, famosos no mundo inteiro pela sua qualidade e considerados alquímicos pela capacidade de reflexão de diferentes cores e destaque de imagens segundo o percurso do Sol.
À entrada, nas pedras implantadas no chão, encontra-se um imenso labirinto que era usado pelos peregrinos que o percorriam de joelhos, cumprindo um ritual de peregrinação interior.
Na cripta da Catedral de Chartres encontra-se também uma raríssima virgem negra ligada aos antigos cultos da Grande Mãe e à Obra Alquímica.
- Almoço livre
- Visita ao Centre International de Vitrail
- Regresso a Rennes
- Jantar e alojamento no hotel
5º Dia
- Pequeno- almoço no hotel
- Saída do Hotel em Rennes
- Visita a “Roche-aux-Fées”, o maior dolmen da Europa
O nome do dólmen La Roche aux Fees vem de uma lenda que conta que as suas pedras foram feitas por fadas.
Este dólmen é composto por mais de quarenta pedras que formam um corredor, quatro vezes mais comprido que largo. A sua orientação Noroeste - Sudeste faz que o nascer do Sol no solstício de inverno se dê no seu alinhamento.
- Almoço livre
- Partida para Nantes
- Tarde livre em Nantes
- Partida do aeroporto de Nantes às 20H10
- Chegada ao aeroporto do Porto às 20H45



























